Reunião de Assembleia de Freguesia de Freixo de Cima dia 29-04-2011

Monday, May 9, 2011 8:49

Reunião de Assembleia de Freguesia de Freixo de Cima dia 29-04-2011

Realizou-se na Biblioteca de Freixo de Cima, na passada sexta feira dia 29-04-2011,a 1ª reunião deste ano, com a seguinte ordem de trabalhos:

1º – Leitura e aprovação da acta anterior;

2º – Informação dada pelo Presidente da Junta;

3º – Apreciação e aprovação da conta de gerência de 2010;

4º – Outros Assuntos.

Esta sessão teve início pelas 21:00 horas, com a ausência do Deputado Daniel Silva.

O ponto 1, foi aprovado com a abstenção do deputado André Martins, pelo facto de ter estado ausente na reunião anterior.

No ponto 2, o Sr. Presidente da Junta começou por informar que:

– A Junta investiu numa plantação de morangos com rega no Jardim de Infância e na aquisição de uma máquina de lavar loiça para o refeitório, para substituir a existente avariada, sendo a respectiva avaria comunicada ao município, para que seja restituído o valor;

– Procedeu à limpeza de todas as ruas, utilizando herbicida;

-A junta foi contemplada com 300 horas de serviço comunitário;

– Cemitério novo, já possui numeração;

-Vários ofícios e telefonemas foram feitos, por causa do buraco e do embelezamento da rotunda do Alto da Lixa;

-Site da Junta, já está criado e já possui algumas fotografias;

-Foi solicitado ao Presidente do Município, a pavimentação da entrada para a casa da Boavista e os melhoramentos na Av. da Estrada Real, para que fique pronto até ao fim de Junho, para que as obras não prejudiquem as festas de S. Gens;

-Município vai racionalizar o consumo de energia da iluminação pública, desligando algumas lâmpadas nos locais que fazem menos falta;

– Em conformidade com o dinheiro, a Junta pretende pavimentar a Travessa do Ranhadouro, a Travessa da Terça, a Travessa de Lameiros, a Viela de Campêlo  e em S. Gens  a rua que passa frente á barraca da Associação Desportiva, até à partilha com a freguesia de  Telões.

O ponto 3, após pequenos esclarecimentos, foi aprovado pela unanimidade dos presentes.

No ponto 4, o Deputado Adérito Maia usou da palavra, dizendo que não lhe parece que a rua em S. Gens (frente à barraca da A.D.F.C.) seja uma prioridade, pois não serve a nenhum morador, nem é um acesso de grandes passagens, no entanto há outras obras que lhe parecem ter maior necessidade, por exemplo:

-Rua da Eira (piso irregular)

-Avenida de Campêlo (piso danificado)

-Rua da Taipa de Baixo (novo buraco)

-Viela de Campêlo (buraco junto à rotunda do Alto da Lixa, frente à garagem do Sr. Dr. Prata)

-Rua da Terça (tampas demasiado fundas)

A estas observações, o Sr. Presidente da Junta respondeu que em relação à Av. Campêlo e à rua da Terça, dizendo que já foram feitas várias solicitações junto das entidades responsáveis, para a reparação das mesmas e que os respectivos locais já foram vistoriados pelos responsáveis Municipais.

Em relação á rua da Taipa de Baixo, atribuiu a responsabilidade ao Empreiteiro que fez as instalações das Bombas de Pressão.

Em relação à rua da Eira, não foi feito qualquer comentário, ficou apenas a anotação desta irregularidade.

Em resposta à rua em frente à Barraca, o Sr. Presidente disse que só pensaram em pavimentar esta rua pelo facto de ela marcar o limite da Freguesia e porque ela passa em frente a barraca duma Associação que tanto estimamos, assim, esta associação poderá comercializar os seus grelhados com menos pó.

Adérito Maia apresentou ainda um problema detectado no antigo caminho público do lugar da Terça que aparece vedado com um muro feito pelo proprietário do terreno que ele atravessa.

A esta situação o Sr. Presidente da Junta respondeu que não há nenhuma autorização da Junta para tal efeito e explicou que aquele já não é um caminho público, pois os caminhos considerados públicos são apenas aqueles que servem de acesso às Igrejas e aos Fontanários, por isso o proprietário do terreno ganhou posse deste caminho desde que ele deixou de ser movimentado. Ainda acrescentou o deputado José Meireles, que o proprietário do terreno cedeu parte do seu terreno para o alargamento da estrada (troca por troca).

Mais uma vez, a Deputada Amélia Babo fez referência à recolha deficiente do lixo, principalmente no interior da Freguesia. Há semanas que o carro não passa.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply